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EDITORIAL

Diferenças entre Departamento Pessoal, Gestão de RH e Gestão de Pessoas

Apesar da similaridade entre os termos (o que comumente gera certa confusão), Departamento Pessoal, Gestão de RH e Gestão de Pessoas tratam de questões diferentes.
O Departamento Pessoal está relacionado aos processos burocráticos que envolvem os colaboradores de uma empresa. É responsável pelas demandas giram em torno de questões como folhas de pagamento, controle de férias, realização de contratações, cálculos de indenização, documentos e administração de recursos. O segmento também faz parte da Gestão de Pessoas; todavia representa apenas uma pequena parcela de um todo: a que lida com afazeres objetivos, comumente associados a questões financeiras e burocráticas. Esse tipo de trabalho pode ser englobado pelo RH da empresa ou ser realizado por uma pessoa/equipe especializada nisso.
A Gestão de Recursos Humanos, tornou-se uma área estratégica que visa a implementar medidas para alinhar o desempenho dos colaboradores às metas da empresa. A esse setor, cabe realizar ações que beneficiem ambas as partes, de forma que elas possam operar em conjunto para alcançar objetivos em comum. Alguns exemplos sobre as tarefas do RH são a oferta de feedbacks, avaliações de desempenho, treinamentos e desenvolvimento de planos de carreira, cargos e salários, entre outras possibilidades.
Já a Gestão de Pessoas tem um foco mais individualizado. Isso porque sua atuação está diretamente relacionada à motivação, engajamento e ao desenvolvimento dos profissionais que compõem o Capital Humano. É a partir dela que as relações se tornam mais humanizadas dentro das empresas. Diferentemente do RH, que tem uma visão macro da organização, a GP concentra-se na relação individual com cada colaborador.
Uma Gestão de Pessoas estratégica é fundamental para criar ambientes organizacionais mais saudáveis e sustentáveis, além de manter os profissionais satisfeitos e reduzir o índice de rotatividade. No entanto, para exercer bem essa função, é preciso que o gestor desenvolva soft skills específicas, como comunicação assertiva, liderança, inteligência emocional, gestão de conflitos e ética.
Fonte: Jorge Matos – CEO da E-Talent