Mídias

EDITORIAL

DICAS PARA OBTER NOVOS EMPREGOS E DESAFIOS

  1. Título da 1ª Dica: O CURRICULUM!

Prepare seu curriculum com cuidado.  Ele é a sua “carta de Apresentação” para a empresa que está contratando. Informações que precisam constar nele obrigatoriamente: 

– Nome e endereço completos, data de nascimento, estado civil e meios de contato (telefones e e-mail).

– Nível de Ensino (se completo ou incompleto).

– Cursos que fez (se possuir comprovantes).

– Conhecimentos Profissionais e/ ou Atividades desenvolvidas.

– Experiência Profissional (citar as 3 últimas, no mínimo, de forma resumida).

Quanto mais claro e objetivo for seu curriculum, maior será a possibilidade de conseguir participar do Processo Seletivo e, quem sabe, conseguir uma colocação!

  • Título da 2ª Dica: ATENÇÃO!

Ao elaborar seu curriculum, ainda que você tenha muitos anos de experiência profissional, opte por descrever todos os seus conhecimentos em um só tópico sob o título CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS e/ou ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, citando objetivamente, as experiências e conhecimentos que possui. Assim, no tópico EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, mencione apenas os dados das últimas empresas onde atuou, como: nome ou a Razão Social, data de admissão, data de demissão e a função ou cargo (registrado na CTPS), de modo que seu curriculum caiba no máximo, em 2 páginas, ficando mais objetivo e fácil para leitura do Recrutador, não cansando-o e aumentando assim suas chances!

  • Título da 3ª Dica: CUIDADO!

Leia atentamente o texto do anúncio e da vaga na qual você tem interesse e só envie seu curriculum se realmente possuir o perfil que a empresa solicita.  Se no anúncio a empresa informa que não faz cadastro de C.V’s, não encaminhe seu curriculum!  Muitos candidatos insistem nesta prática, sem perceberem que estão demonstrando com isso, que não sabem seguir normas e regras!  Prefira aguardar por outras oportunidades mais adequadas ao seu perfil profissional, onde você terá de fato, maiores chances de aproveitamento!

  • Título da 4ª Dica: TRANSPARÊNCIA!

Ao elaborar seu curriculum, nele devem constar, as experiências que você realmente possui e os cursos que de fato você fez.  É comum as empresas contratantes solicitarem ao candidato aprovado, a CTPS que comprove a experiência profissional que o candidato informou no curriculum e os comprovantes dos cursos, antes de ser admitido…  Portanto, se você não fez curso de Informática, por exemplo, mas somente adquiriu a prática no exercício de seu trabalho, informe isso claramente no seu C.V. Não corra o risco de perder uma boa oportunidade de trabalho. Verdade e transparência são fundamentais, em qualquer tipo de relação.

  • Título da 5ª Dica: QUALIFIQUE-SE!

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso, quanto mais qualificado você estiver, maiores serão suas chances de conseguir uma colocação profissional.  Estude, leia, faça cursos, mesmo de curta duração, cursos gratuitos ou os conhecidos “Cursos de Verão”.  Eles aumentam sua qualificação, ainda que você esteja buscando sua 1ª oportunidade de trabalho.  Isso evidencia seu interesse em se desenvolver e causam boa impressão profissional a seu respeito. 

  • Título da 6ª Dica: PREPARE-SE, MAS SEJA VOCÊ MESMO!

Ao ser chamado para uma entrevista de emprego, prepare-se adequadamente, mas lembre-se: menos é sempre mais!

  • É importante uma boa apresentação pessoal, mas discrição também.  Tenha atenção aos cuidados pessoais (roupa, cabelos, unhas,…), assim como com a pontualidade. Se for atrasar, nem compareça para a entrevista, pois  faz parte de toda avaliação na entrevista, e é eliminatório.
  • Verifique sempre, se foi pedido roupa social fino(paletó e gravata) para os homens, esporte fino(calça social e camisa social de manga longa) para os homens, ou roupa simples, como calça social e camisa de manga curta. Nunca compareça de jeans desbotado, camiseta de malha e tênis.
  • Mire o entrevistador entre os olhos, não desvie sua atenção, não cruze as pernas, e nem coloque as mãos em cima da mesa, evite demonstrar nervosismo com movimento de pernas e mãos, ou qualquer tic nervoso.
  • Nunca diga o que você espera da empresa, mas sim o que você pode fazer por ela. Se você chegou até a entrevista, o entrevistador já sabe de sua formação e experiência. O momento é de mostrar o que você pode fazer na função pretendida. Surpreenda o entrevistador.
  • Nunca responda o que você quer ganhar, mas quanto a empresa está disposta a lhe pagar naquela função, se tiver sido divulgado. Caso contrário diga, o que a empresa pagaria por seus serviços.
  • Surpreenda o entrevistador com empatia, conhecimentos técnicos e humanos. Não fale nada que não foi perguntado. O entrevistador não é seu amigo. Não seja prolixo nas respostas, seja objetivo.
  • Não perca seu tempo, nas redes sociais, não fale bobagens e nem se mostre demais. Você é avaliado pelo que diz nas redes sociais e como se comporta socialmente. Aqueles que divulgam muitas informações da família, fotos, empregos anteriores e vídeos particulares, podem ser uma ameaça para muitas empresas, ainda mais se divulgar inverdades comprovadas.
  • Desligue seu celular antes da entrevista! 
  • Durante a entrevista, expresse-se com calma, segurança, clareza e objetividade, mas seja natural. Seja você mesmo! Responda somente ao que foi questionado.
  • Cuidado com os modismos evite mostrar tatuagens, brincos ou piercings, que são analisados e considerados em muitas empresas. Sempre que possível, analise antes da entrevista, a função que está sendo ofertada.

Um bom Recrutador possui técnicas que o auxiliam a perceber onde há sinceridade ou como você pode estar tentando ser o que você não é de verdade.